CONHEÇA-ME: BREVÍSSIMO RESUMO
I - Dotô Luír: assim meu Avô chamava meu Pai, que, além de já ter sido Advogado, compunha a Assessoria da Justiça Eleitoral em minha terra natal, muitas vezes confundido com Juiz de Direito. Advoguei (OAB 74.176/DF) n'uma instituição em que, comumente, atendia pessoas de baixa renda e instrução, e qual não foi minha grata surpresa ao ver que boa parte daquelas pessoas me tratavam por "Dotô Luír", e assim decidi adotar tal pseudônimo.
II - HISTÓRICO PROFISSIONAL
II.A - NO DIREITO
Atualmente como Advogado Generalista autônomo (Generalista é quem atua nas mais diversas áreas do Direito), e outrora advogando em favor de instituição bancária, também acumulo histórico como Advogado em entidade representativa, n'uma das maiores do País. Generalista é quem atua nas mais diversas áreas do Direito. Ex-Assistente Jurídico antes de advogar, e, na época de Faculdade, Estagiário em grande Departamento Jurídico, também em Gabinete de Magistrado (Desembargador) no Tribunal de Justiça, além de sua própria Contadoria-Partidoria judicial, e na Defensoria Pública.
II.B - NO MERCADO AUTOMOTIVO
Já tendo trabalhado em lojas de revendas de veículos, inclusive nas maiores da região, em determinado momento resolvi atuar por conta própria como Corretor de Veículos, e assim me mantive até o momento em que decidi dedicar minha vida profissional ao Direito. Lá no passado, cheguei a escrever sobre mercado automotivo em portais de notícias de internet, d'onde até criei um próprio (Coluna Mercado Automotivo). Mudei de rumo em momento de crise, aonde que, concomitantemente, me surgira nova oportunidade em minha área de formação em curso, e naquela época eu precisava seguir aquele rumo.
Recentemente, alguém que já me conhece a muitos anos me solicitou a venda de um veículo, e assim o fiz, e em que cujo saldo positivo me inspirou retornar a este Mercado.
II.C - NO MERCADO IMOBILIÁRIO
Atuei no mercado imobiliário do Distrito Federal como Corretor de Imóveis (CRECI 20.114/DF), porém não me identifiquei com a profissão.
II.D - NA ASSESSORIA PARTICULAR
Priorizando as ações práticas e as experiências adquiridas ao longo do tempo, e tendo aprendido a lidar com documentações das mais diversas, especialmente as ligadas a vida civil de pessoas físicas, sejam em situações judicializadas ou não, outrora habilitei-me ao que chamo por Assessoria Particular, que é a Profissão em que o foco é encontrar problemas relacionado à pessoa, junto a entidades privadas (como o Comércio, etc), administrativas (Governos, Autarquias, etc) e judiciais (Tribunais locais, Federais, etc). Conhecendo tais pendências, direciona-se às soluções. É o tipo de atividade em que no geral há antecipações aos agravamentos dos problemas, evitando-se e economizando-se tempo e, principalmente, paz.
Ao longo de minha carreira, já me deparei com inúmeras situações de prejuízos, muitas vezes de custosa reversão, que poderiam terem sido evitadas apenas com a antecipação de seu conhecimento. Exemplo prático é a Execução Fiscal, processo judicial de cobrança pelo estado em face de pessoa física ou jurídica. No geral já se inicia com bloqueio de valores e bens. O que pouco se sabe é que, antes de tornar-se execução, é possível "barrá-la" ainda na fase em que tais informações são de conhecimento apenas do Estado. Esse é apenas um exemplo, dentre tantas situações a caminho de eclodir em sua vida e que talvez você nem imagine.